Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

Colégio

Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Pastoral Escolar

É um espaço para refletirmos e projetarmos conjuntamente nossa ação evangelizadora como escola Católica com a finalidade de assegurar a missão educativa Concepcionista. Este setor é o “jeito” de ser e agir da Escola Católica e todos os seus integrantes: educadores, educandos e familiares.
Nosso Colégio é um Colégio em Pastoral. Ou seja, como uma instância eclesial (“da Igreja”) no campo da cultura e educação, temos como missão educar e evangelizar, tendo como referência Jesus Mestre e Maria Imaculada como mãe, exemplo e padroeira. Assim sendo, empenhamo-nos em educar e evangelizar de maneira integral, ou seja, considerando as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva, física e espiritual de todos os membros da comunidade educativa. Para que tudo isto se concretize, contamos, em nosso Colégio, com o trabalho do Setor de Pastoral que tem como objetivos:

- Ajudar a fazer do Colégio um espaço de fé e vida; de experiência eclesial e vivência da fraternidade e da solidariedade.

- Apresentar Jesus Cristo como referencial de pessoa comprometida com a vida humana em especial a infância e juventude.

- Convidar a comunidade educativa para assumir e proclamar os valores do Reino de Deus e a ser agente de transformação social na perspectiva da justiça e da solidariedade, da diversidade, e do respeito.

- Explicitar de forma articulada o Projeto Político-pedagógico-pastoral do Colégio e o Carisma Fundacional das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino (que administram o Colégio), buscando, assim, o comprometimento de todos (estudantes, educadores e familiares) no que diz respeito, principalmente, a dimensão evangelizadora.

Motivar o engajamento dos membros da comunidade educativa nas comunidades de fé.

- Refletir sobre o sentido da existência a partir dos princípios evangélicos e propô-los com motivações de vida.

- Evidenciar a dimensão evangélico-libertadora da educação em todas as instâncias da comunidade escolar.

- Vivenciar e propor incansavelmente a cultura da vida e da paz propondo projetos anuais de aprofundamento na vivência de valores humano-cristãos.

Algumas das ações práticas do Setor de Pastoral que ajudam a concretizar estes objetivos, são:

- Realização do Projeto Sintonia, todos os dias no início das atividades escolares, via som de sala de aula e pátios;

- Organização e realização de momentos celebrativos ao longo do ano (Dia das Mães, Dia da Padroeira do Colégio, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Ritos de passagem, etc.).

- Assessoria aos educadores no que diz respeito à dimensão Pastoral assumida pelo Colégio.

- Acompanhamento das professoras Regentes do Infantil e Fundamental I e o Professor Titular do Ensino Fundamental II e Médio em relação as aulas de Ensino Religioso

- Realização de manhãs de Formação com os estudantes do Ensino Médio, Fundamental II e os “encontrinhos” do Infantil e Fundamental I.

- Dinamização dos meses temáticos (Mês do aniversário do Colégio, Mês de Maio, Mês Carmen Sallés Mês Vocacional, Mês da Bíblia, Mês Missionário).

- Organização de Reflexão com os Educadores.

- Promoção de Campanhas e Ações Solidárias.

- Articulação e assessoramento direto aos Grupos de Alunos que se preparam para os encontros de Carisma e Comunhão e Encontro de Alunos Concepcionistas e MAJC (Movimento de Alunos e Jovens Concepcionistas).

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Campanha da Fraternidade 2023

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizou em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro de 2022. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.

O cartaz escolhido foi produzido por Luiz Lopes Jr., de Brasília (DF). “Vemos no cartaz o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros. Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”.

Oração da CF 2023

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida. Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

Amém

Mar.
16

2023

Comunicado

Acesse o anexo ("+") ao lado para visualizar o comunicado.

Projetos


ASSOCIACAO EDUCATIVA E ASSISTENCIAL MADRE CARMEN SALLES 00.093.278/0008-27