Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

Colégio

Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Nossa História

História

O Colégio Maria Imaculada/RJ foi fundado em 1920, é uma das unidades da Rede Concepcionista do Ensino, mantido pela Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino.

Tudo começou porque a Congregação das irmãs Concepcionista do Ensino perceberam que precisavam de estender sua comunicação com outros estados e o Rio de Janeiro facilitaria, também, a comunicação com a Espanha, uma vez que era a porta de entrada das missionárias Concepcionistas no Brasil.

Na época as Concepcionistas já estavam no interior do Brasil, em Minas Gerais, nas cidades de Machado, Passos e Guaxupé.

Madre Vicenta Franco, uma das primeiras irmãs que constituíram a comunidade do Rio de Janeiro nos fala sobre os primeiros passos: No dia 11 de março de 1920 saímos de Madri, Espanha, rumo ao Rio. As irmãs que vieram foram: Brígida Martin, Dominica Marino, Maria Allúe e Vicenta Franco. Embarcaram em Cádiz, no navio “Balmes”. Depois de uma travessia de 21 dias, chegaram a Santos, onde foram recebidas pelos Irmãos Norbert e Andrés da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Maria, os Claretianos, que as acompanharam a São Paulo, onde permaneceram alguns dias. Chegaram ao Rio de Janeiro no dia 11 de abril às 20 horas. Foram para a comunidade dos Padres Claretianos no Meier para se encontrarem com o Padre Ozamiz e conhecer a casa onde iriam residir. Precisaram buscar imóveis para se estabelecerem, ficaram hospedadas por um bom tempo em casa de uma família e em 24 de maio de 1920, as irmãs se estabeleceram na Rua São Francisco Xavier, 935.

Nos primeiros anos de fundação, o Colégio era exclusivamente feminino, funcionando de 1º ao 4º ano do Curso Primário. Em 1938 foi implantado o internato. Em 1951 é implantado o Curso Ginasial.

O trabalho educativo no decorrer dos anos desde sua fundação passou por várias modificações nas instalações físicas até a construção atual. Da mesma forma adaptou-se às modificações do Ensino propostas pelo Ministério da Educação e às necessidades dos alunos para seu ingresso positivo na Sociedade, colocando-se entre os melhores Estabelecimentos de Ensino de nossa cidade.

E assim hoje estamos com o Colégio Maria Imaculada, por sua entidade mantenedora, declarado Entidade Pública Federal, em 14 de outubro de 1971, pelo Decreto n.º 69.359, publicado no Diário Oficial de 15/10/1971 e, em 6 de maio de 1974, recebeu o Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos, pelo Conselho Nacional de Serviço Social, Brasília.

O Colégio Maria Imaculada é autorizado a funcionar pela Portaria nº 692, de 28/12/1950/MEC e pela Portaria nº 39, de 09/09/1977/ECDAT/SEEC/RJ, com renovação de reconhecimento pelo Parecer CEE nº 485/80, DO de 25/05/80 e pela Resolução SEEC/RJ nº 426/81, DO de 30/06/81, com os cursos de Pré-Escolar e os Ensinos de 1º e 2º Graus.

. O Colégio Maria Imaculada oferece a Educação Básica com as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais (1º ao 5º ano), Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

A Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) recebeu a adequação do ato autorizativo pela Portaria E/SUBE/CED/GRE nº 2531 de 31/01/2014, publicada no DO/Rio de 3/12/2014.

E em 2018 abre a classe de berçário II para crianças de um ano de idade completados até 31 de março do corrente ano.

Acreditamos que esse trabalho educativo favorece o desenvolvimento sócio emocional e a realização humano-cristã do aluno e contribui para o bem comum..

Congregação

Congregação
Somos a Família das Religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino, nascidas da experiência espiritual que Carmen Sallés, nossa fundadora, teve do amor providente e misericordioso de Deus Pai e de Cristo Redentor contemplado no Mistério de Maria Imaculada.

De Madre Carmen Sallés, recebemos, como herança, o Carisma Concepcionista, que tem como ponto focal o mistério da Imaculada Conceição. Nela Carmen Sallés se inspirou para traçar as características da educação que pretendia ministrar: uma educação preventiva e integradora de mentes e de corações.

Estamos presentes em quatro continentes e dezessete países, procurando concretizar o ardor apostólico, a criatividade e a fortaleza de nossa Fundadora.


História
Em 15 de outubro de 1892, apoiadas pelo Arcebispo de Burgos Dom Manuel Goméz Salazar, Carmen e três companheiras – Emília Horta, Candelária Boleda e Remédios Pujals – estreavam seu projeto de vida e, em 7 de dezembro desse mesmo ano, nascia a Congregação das Concepcionistas de São Domingo. Em 16 de abril de 1893, foram aprovadas pelo Sr. Arcebispo de Burgos as Constituições da Congregação, e as primeiras religiosas emitiram a profissão religiosa iniciando um caminho que o tempo demonstraria atraente para ser percorrido por caminhantes diversos, em circunstâncias diversas.

De 1892 a 1911, M. Carmen estabeleceu treze casas na Espanha e iniciou os passos prévios para levar sua obra à Itália e ao Brasil. Tinha clara a ideia de levar a luz do Evangelho, o pão da cultura e o conhecimento e amor a Maria Imaculada a todas as partes do mundo. Viveu com a inquietação de universalidade, inspirando-se no lema “Ide e ensinai”.

Faleceu em 25 de julho de 1911, deixando um encargo a suas sucessoras: “Onde eu não posso ir vão vocês...”, o que se deu no ano seguinte a sua morte com a primeira fundação fora do país de origem da congregação. Em 1912 as primeiras filhas de Carmen Sallés pisaram em terras brasileiras.

Fundadora

Carmen de Jesus Sallés nasceu em Vich (cidade da província de Catalunha, na Espanha), no dia 9 de abril de 1848, e dois dias depois recebeu a graça do Batismo.

Em 1869, em condições sociais e políticas adversas, empreendeu uma nova etapa de progressivo discernimento da vontade de Deus. Entrou na congregação das Adoratrizes, onde conheceu jovens de sua idade que não tinham tido família, educação como a sua, jovens submetidas à exploração e ao vício.

E escutou, de novo, a voz do Espírito: “Para alcançar bons fins, são necessários bons princípios…”. Da regeneração de jovens extraviadas, passou à educação preventiva.

Seguiu sua busca entre as Dominicanas, abriu-se à educação. E descobriu que os horizontes da educação feminina na sociedade do momento eram muito limitados.

O Espírito lhe sugeria novos horizontes para a mulher... E, a partir de 1892, Carmen, com três companheiras, empreendeu a fundação de uma Congregação Religiosa na Igreja.

Sua missão: Oferecer à mulher uma educação em que se harmonizassem a piedade e as letras, a virtude e a ciência...

Filha de Maria Imaculada, expressou visivelmente seu desejo de imitá-la, inspirando-se nela para traçar seu modelo educativo.

Filha da Igreja, nela e com ela, sob sua orientação e com sua aprovação, iniciou um caminho no seguimento de Cristo.

Faleceu em 25 de julho de 1911 em Madri. S.S. Juan Pablo II a beatificou em 15 de março de 1998, e sua canonização ocorreu em 21 de outubro de 2012 pelo Papa Bento XVI.

Proposta
Pedagógica

Visando oferecer à sociedade uma proposta educativa de qualidade, a partir de uma concepção católico-cristã do mundo e da pessoa, inspirada no ideal educativo de Santa Carmen Sallés, a Rede Concepcionista de Ensino, presente em 17 países, atuando em 10 escolas, no Brasil, em 3 estados brasileiros e Distrito Federal, apoia-se na excelência acadêmica, baseada no mundo físico, social, cultural e digital; na personalização, considerando o aluno como centro da ação educativa; no compromisso social, embasado em um modo ético, refletido e intencionado de agir; em uma visão de bilinguismo, compreendido como uma forma de abertura a outras culturas e povos para geração de novos espaços de solidariedade e intercâmbios.

Visão

VISÃO

A Rede Concepcionista de Ensino visa ser plenamente reconhecida como comunidade educativo-evangelizadora que atenda da Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como pilares a excelência acadêmica, a personalização, a tecnologia e o compromisso social.

Missão

MISSÃO

Evangelizar por meio da educação preventiva, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, favorecendo a formação da pessoa e a percepção de si mesma enquanto sujeito histórico, capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna, por meio do testemunho e do anúncio de valores humano-cristãos.

Valores

A Rede Concepcionista de Ensino tem como meta formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência e a assimilação de um conjunto de valores universais, a fé na dignidade da pessoa humana e em sua marca divina. A vivência desses valores são manifestações de sua missão e sua visão de futuro. São eles:

- Abertura à transcendência: Anuncia continuamente os ensinamentos de Deus, ensinando a confiar e viver arraigados Nele, a ter um sentido positivo da vida e nos reconhecermos como seus filhos. Vive a esperança fundamentada na ressurreição de Cristo e na certeza de que Deus acompanha o seu povo, cumpre sua promessa e estimula a não desanimarmos diante das dificuldades. Favorece o conhecimento e a vivência da fé e a busca de uma vida mais digna para todos.

- Amor: É a valorização de nós mesmos e dos outros como pessoas amadas por Deus; traduz-se em gestos de ternura, misericórdia e atitudes de serviço, perdão, diálogo e acolhida. É um amor preferencial pelos que experimentam diferentes tipos de pobreza.

- Vida: É buscar a comunhão com toda a Criação e assumir a responsabilidade pela vida em todas as suas manifestações. É compromisso em defesa da vida humana, como presente de Deus. É desenvolver as potencialidades para melhorar a si mesmo, as pessoas e os povos como sinal de gratidão.

- Beleza: Tem como referência Maria Imaculada. É reflexo de sua harmonia, pureza de coração, simplicidade, transparência e bondade. Manifesta-se no trabalho bem-feito e no cultivo e desenvolvimento da sensibilidade estética.

- Liberdade: Favorece o exercício harmônico dos direitos e deveres de cada pessoa, em atitude de respeito e de colaboração com a liberdade de outros. Desenvolve a criticidade, a autonomia, a descoberta e a realização do projeto de vida pessoal. É uma liberdade comprometida com a justiça, com a não violência e com a paz.

- Verdade: Busca-se no diálogo entre a ciência, a fé e a cultura. Vê-se refletida no cultivo da interioridade e na atitude de sua busca constante. Manifesta-se na postura ética, sincera e coerente.

- Sentido de pertença: Manifesta-se em atitudes de solidariedade, trabalho em equipe, simplicidade, gratuidade, entrega. Consiste em perceber e agir como parte de uma comunidade: familiar, educativo-concepcionista, eclesial e social. Procura aprofundar em suas raízes, promover a corresponsabilidade e a participação. Impulsiona a concórdia, a convivência, o entendimento e a unidade na diversidade.

- Abertura à diversidade: Reconhece e valoriza a singularidade das pessoas e povos. Promove o respeito de ideias, costumes, culturas e religiões, que possibilitam o enriquecimento mútuo. Torna-se visível no encontro, no diálogo, no entendimento, na acolhida e na unidade.

- Competência: A competência na Rede Concepcionista de Ensino está fundamentada por uma das frases mais repetidas por Carmen Sallés: “O que fizerem, façam-no por Deus. E bem feito”. Daí nasce a exigência de serem criadas as melhores condições para que os processos de ensino-aprendizagem se desenvolvam de maneira eficaz e responsável.

- Cidadania: O primeiro passo para a organização da sociedade é a consciência de cidadania: toda pessoa humana é um ser de direitos e de deveres numa comunidade. A Rede Concepcionista de Ensino assume o compromisso de ajudar as pessoas a desenvolverem a consciência de que são membros responsáveis pelos distintos grupos – família, cidade, Igreja e nação –, privilegiando a relação interpessoal; de identificar e oferecer alternativas de cooperação na melhoria da vida cotidiana, na escola, na família e na comunidade.

- Solidariedade: Segundo os ensinamentos de Jesus, é a expressão da generosidade para com o próximo e tem sua significação ampliada no respeito de uns para com os outros. Fundamenta-se nos princípios da justiça e do respeito à dignidade de todos. O bem comum deve ser regra suprema contra o egoísmo e o corporativismo, somos parte da comunidade e responsáveis por ela. Ao estabelecer a solidariedade como um dos seus fundamentos, a Rede Concepcionista de Ensino propõe-se a desenvolver a “cultura da solidariedade” e reconhece que todos os critérios e normas que regem as relações no seu interior e os valores que devem ser passados aos seus membros devem ser impregnados por essa cultura.

Estilo Educativo

Nosso processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se nas modernas teorias da construção do conhecimento. Utilizando-se de relações mediadoras de aprendizagens significativas oportunizamos ao educando atividades cognitivas, físicas, afetivas e espirituais que possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, por meio de conteúdos conceituais (saber), procedimentais (fazer) e atitudinais (ser), com a finalidade de formar integralmente o aluno. Nossos fundamentos pedagógicos e metodológicos estão expressos a seguir.

Pedagogia preventiva: Valorização da vida humana como dom a se desenvolver. Manifesta-se pelo cultivo dos seus aspectos positivos, favorecimento da autoestima e aceitação da vida como dádiva. A pedagogia preventiva surgiu da convicção da presença de energias do bem no coração de jovens e crianças.

Pedagogia integradora: Reconhece a dignidade da pessoa e projeta a ação educativa em todas as suas dimensões – inteligência, vontade, caráter, sentimentos, capacidades físicas e psicológicas, consciência moral e religiosa. Isto supõe processos educativos que abrangem na pessoa possibilidades e capacidades; multiplicidade de suas relações consigo e com os outros, com a natureza e com Deus; diversidade das etapas de seu crescimento; aspectos e níveis de suas atividades, de forma a atender inclusive às suas necessidades básicas. Pedagogia da autonomia e da liberação: Capacita a pessoa a tomar decisões à luz de valores firmes e a assumir responsavelmente as consequências dessas decisões. Este conceito sugere que a pessoa é capaz de autodireção, de escolha, ou seja, de liberdade para fazer o que deve e querer o que faz. Essa liberdade humana é condicionada pelas circunstâncias, mas é também fundamentada na liberdade de Deus, que cria o ser humano à sua imagem e semelhança. Promove no educando a humanização para libertar-lhe de tudo aquilo que não lhe permita ser verdadeiramente pessoa, reconhecendo a importância dos limites no exercício da própria liberdade. Considera que a pessoa tem de descobrir-se e conquistar-se como sujeito de seu próprio destino histórico.

Pedagogia da presença e do acolhimento: “Deus nos dá por companheiras as crianças. O Senhor as confiou ao nosso cuidado. Velemos dia e noite por elas, seja esta nossa ocupação cotidiana, o objeto de nossas insônias e de nossos mais ternos cuidados.” (Madre Carmen Sallés) A acolhida é uma atitude constante do educador diante de seus alunos e dos alunos diante de seus colegas. Apresenta-se nas posturas, ações e relações do dia a dia da convivência escolar. O interesse do educador pelo bem-estar do aluno, especialmente o ausente, o doente e o que se encontra em alguma necessidade, o atendimento dedicado e a orientação adequada a cada um, seu incentivo à ajuda mútua entre os alunos constituem alguns dos sinais concretos dessa atitude.

Pedagogia motivadora: Oferece motivações profundas inerentes a cada etapa do desenvolvimento dos alunos. As motivações válidas que favorecem o amadurecimento sãos as que, em nosso processo educativo, ajudam o educando a superar-se para crescer, desenvolver suas potencialidades e solidificar sua autoestima.

Metodologia dos gestos humanos como sinais de amor: Parte do princípio de que a pessoa é originariamente criada para a comunhão. Expressa-se numa atitude de diálogo, doçura e simplicidade, ternura e fortaleza, solicitude e dedicação, na capacidade de realizar um trabalho em equipe. O educador concepcionista é chamado a manifestar o amor de Deus, sempre disposto a tomar a iniciativa para um amor fraterno e universal.

Metodologia do exemplo como a melhor forma de educar: “Os exemplos de vida falam com mais clareza do que as palavras.” (Madre Carmen Sallés) É importante viver bem e contagiar. O educador concepcionista tem consciência de que o exemplo é a melhor forma de educar.

Metodologia da educação personalizada: A educação personalizada considera o aluno como o centro da ação educativa, acolhe-o como é e ajuda-o a crescer. Expressa-se na capacidade de interagir com os alunos numa comunicação autêntica, amar a cada um em sua diversidade, acompanhar cada aluno em seu processo de maturação como pessoa, ajudar o educando a tornar-se um ser humano feliz e unificado.

Madre Carmen Sallés baseou sua metodologia na atenção personalizada aos educandos por perceber que são diferentes em interesses, capacidades, estágios de aprendizagem, motivações, cultura, tempo de assimilação, necessidades educativas e de integração; que exigem a adaptação do método de ensino às suas características individuais.

Metodologia criativa, empreendedora e ética: É uma exigência que requer abertura à realidade científica, cultural, social e religiosa. Consiste em recriar o que se recebe com respostas originais. A educação empreendedora que propomos desenvolve competências exigidas na atualidade com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de uma sociedade pautada nos valores éticos, morais e espirituais. A metodologia pautada na ética capacita o educando para respeitar os direitos do ser humano, para viver a cidadania, o respeito pelas minorias, a conservação da vida e da natureza, para assumir com responsabilidade sua liberdade individual.

Desenvolve-se por meio da participação ativa e no trabalho em colaboração com outros educadores; na educação sistemática e no trabalho além da sala de aula; no planejamento; integração global dos distintos recursos educativos; por meio da constante preparação profissional, da flexibilidade, da reflexão e da análise.

Metodologia de estilo celebrativo: A marca de “Família Concepcionista” é vivenciada em ambientes serenos, estimulantes e alegres, onde é possível a manifestação festiva e criativa da pessoa e da comunidade, como forma singela e natural de desenvolver e fortalecer o imaginário coletivo. Cenário de alegria e beleza, de encontro com a interioridade, de favorecimento do encontro com o outro compõem uma educação marcada por estilo celebrativo. Origina-se da aspiração em educar antes de instruir, com um sentido estético, ético e transcendente que desenvolve a criatividade, a abertura ao outro e à comunhão entre todos os membros da comunidade educativa

Espaço-Físico

Contamos com um espaço físico privilegiado, composto de salas amplas com ar-condicionado, salas ambientadas para algumas disciplinas, laboratório de Química, Física e Biologia, sala de leitura, capela, quadras esportivas.

Contamos com um espaço físico privilegiado, composto de salas amplas com ar-condicionado, salas ambientadas para algumas disciplinas, laboratório de Química, Física e Biologia, sala de leitura, capela, quadras esportivas.

Contamos com um espaço físico privilegiado, composto de salas amplas com ar-condicionado, salas ambientadas para algumas disciplinas, laboratório de Química, Física e Biologia, sala de leitura, capela, quadras esportivas.

Contamos com um espaço físico privilegiado, composto de salas amplas com ar-condicionado, salas ambientadas para algumas disciplinas, laboratório de Química, Física e Biologia, sala de leitura, capela, quadras esportivas.

Contamos com um espaço físico privilegiado, composto de salas amplas com ar-condicionado, salas ambientadas para algumas disciplinas, laboratório de Química, Física e Biologia, sala de leitura, capela, quadras esportivas.

Direção Geral: É exercida pela Ir. Maria Vieira de Souza. É a instância responsável pela organização e coordenação geral do COLÉGIO MARIA IMACULADA, encarregada de zelar e garantir, juntamente com a Direção Pedagógica e Conselho Diretor, para o cumprimento dos objetivos da Instituição em fidelidade à Igreja Católica e ao Carisma Concepcionista.

Conselho Diretor – é presidido por Ir. Marlise Regina Severino Peters e formado pelos Coordenadores de Segmento, Coordenadora de Pastoral, Orientadora Educacional, Diretora Administrativo e Diretora Geral. É responsável por: Garantir que o funcionamento do Colégio responda às orientações e objetivos assinalados nos documentos oficiais da Congregação das Irmãs Concepcionistas do Ensino, no Projeto Pedagógico, nas Diretrizes da igreja Católica e no Regimento Interno. Atua na formulação das políticas e estratégias a serem implementadas pelos diversos segmentos e áreas do colégio.

Direção Pedagógica – É exercida por Ir. Marlise Regina Severino Peters. É responsável pela organização e coordenação das atividades educativas do COLÉGIO MARIA IMACULADA Planejar, organizar, dirigir e controlar, no nível estratégico, o funcionamento da Instituição na busca de maior coerência, qualidade e satisfação. Delegar a seus colaboradores diretos, Coordenadores Pedagógicos e Coordenadora de Pastoral, os assuntos táticos e operacionais. Presidir as reuniões do Conselho Diretor com a finalidade de definir as estratégias e procedimentos que melhor assegurem o funcionamento coordenado e integrado das atividades educativas e evangelizadoras da Instituição. Designar, com aprovação da Diretora Geral, pessoas de confiança para os cargos de Coordenadores de Segmentos e Coordenador de Pastoral. Promover a formação de uma sólida comunidade escolar, fortalecendo a comunhão entre os membros da direção, religiosas, professores, pais, alunos, funcionários e exalunos. Implementar e zelar pela correta implantação dos projetos gerados pela Coordenação Provincial de Educação. Formular o Plano Anual da Instituição, fixar o calendário escolar, o horário das aulas, o início e o término de cada período junto com os Coordenadores de Segmento, com os Coordenadores das Áreas, de Pastoral e Orientadora Educacional. Garantir a preparação de novos educadores, mediante um programa de formação de acordo com a Proposta Educativa Concepcionista. Cumprir e fazer cumprir o Regimento Escolar.

Direção Administrativa – É assumida por Ir. Maria Vieira de Souza. – É responsável pela administração da unidade Maria Imaculada do Rio de Janeiro. Participar da definição das estratégias e políticas estabelecidas pelo Conselho da Mantenedora e pela implementação das mesmas na área administrativa. Planeja, organiza, dirigi e supervisiona os trabalhos desenvolvidos pelos setores de sua área. Responde pela administração do patrimônio físico e pelas finanças, conforme as instruções da Diretora Presidente de acordo com as leis vigentes no País. Elabora o orçamento da Instituição e apurar os custos para definição das mensalidades escolares. Entrega balanço e balancetes, em tempo hábil, para serem auditados por órgão competente. Responsabiliza-se pela organização e elaboração da folha de pagamento, a relação das contas a serem pagas e os pagamentos autorizados pela Diretora Presidente. Acompanha as políticas de administração de pessoal, zelando pelo cumprimento das normas internas, assim como pelos dispositivos legais vigentes. Fornece à Diretora Presidente subsídios para a tomada de decisões sobre o gerenciamento financeiro e a aplicação da política salarial. Zela pela manutenção do patrimônio, instalações e mobiliário da Instituição, e manter atualizado o inventário patrimonial. Supervisiona as compras da Instituição, zelando pela aquisição oportuna das mesmas, segundo seu limite de autonomia, e assessora a Diretora Geral na escolha dos fornecedores.

Coordenação Pedagógica – Tem por objetivo planejar, orientar e avaliar as atividades didático-pedagógicas, visando à unidade e a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Assessorar tecnicamente os docentes proporcionando-lhes ferramentas e elementos adequados à elaboração, execução e avaliação dos planos de ensino e dos planejamentos. Acompanhar o trabalho acadêmico; analisar o Planejamento Anual da Organização Curricular conforme o Plano de Estudos vigente na Instituição. Estudar as adaptações necessárias ao Planejamento Anual para maior eficiência pedagógica. Orientar os professores no manejo de metodologias e técnicas pertinentes. Assessorar o processo de avaliação das aprendizagens. Receber e analisar os instrumentos de avaliação que serão usados pelos docentes e discutir alternativas de melhoramento desses instrumentos. Colaborar na elaboração do Calendário de Atividades e dos horários de aulas. Participar no processo de seleção de professores para o Segmento respectivo. Desenvolver atividades de pesquisa pedagógica para recomendar métodos e técnicas de ensino. Apoiar a implementação de novas metodologias de ensino aprendizagem, conforme o definido no Projeto Pedagógico da Instituição. Participar do processo de recuperação da aprendizagem recomendando cursos de reforço e organizando a recuperação paralela e final. Acompanhar o processo de admissão de alunos. Apresentar às famílias orientações sobre a Proposta Pedagógica da Instituição. Colaborar, com o Orientadora Educacional, no planejamento e acompanhamento do Plano de Orientação. Estimular a criatividade nas atividades extraclasses, promovendo a interdisciplinaridade. Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar o trabalho pedagógico escolar e não-escolar, a partir do entendimento da dinâmica Institucional e seus processos organizativos. Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem, de modo a adequar objetivos, conteúdos e metodologias específicos das diferentes áreas à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação.

Coordenadora da Educação Infantil - Thaize Dos Santos Lima Da Rocha;
Coordenadora do Fundamental Anos Iniciais – Bárbara C. Britto Tosini;
Coordenadora do Contraturno – Roberta de Souza Manhães;
Coordenador do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio – Pedro Suares

O corpo docente do Colégio Maria Imaculada é constituído por profissionais habilitados que se comprometem a percorrer o itinerário educativo da escola em comunhão com as diretrizes expressas no Projeto Educativo Concepcionista.

SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO

Secretaria – A Secretaria Escolar é subordinada à Direção Pedagógica e é exercida por profissional devidamente habilitado para a função. A Secretária Escolar tem sob sua responsabilidade os serviços de expediente, a escrituração, o arquivo e a documentação escolar dos alunos e do Estabelecimento.

A Secretaria é assumida por BRUNA CARARO FIORIO AMARAL.

Tesouraria - É o órgão responsável pela emissão dos boletos e controle do pagamento das mensalidades bem como de questões afins.

A Tesouraria é atendida por ANA PAULA NUNES BERNARDEZ.

Sala de Leitura: Serve de suporte ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, constituindo-se em centro de leitura, orientação e pesquisa de toda a comunidade escolar.

A profissional LUCIANA BELÉM é a responsável por este espaço

Mecanografia: Setor encarregado pela Mecanografia do material necessário para a realização das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos educadores.

Web designer e Técnico: é o responsável pela identidade visual da escola, cria banners, alimenta o site com notícias e eventos, propagandas escolares e da suporte ao usuário, faz manutenção nos computadores do colégio e auxilia na manutenção e implementação da rede de internet.
Responsável: AMS TECNOLOGIA

Analista de Sistema: FELIPE CUNHA PIMENTEL é o responsável pela organização, implantação e manutenção da rede de computadores.

Almoxarifado – É o espaço onde se faz o controle de material escolar e de escritório utilizado em função das atividades educativas.

Sob a responsabilidade da funcionária ELISANGELA GAIA DA COSTA TOMÉ

Recepção, Telefone, e Vigilância – Responsáveis pelo atendimento, informação, identificação e encaminhamento das pessoas que entram e saem do colégio.

Conta com os seguintes funcionários na Recepção e Telefonia: CAROLINE LUDUGERO DA SILVA (manhã) e AMANDA DA SILVA BELARMINO (tarde)

Vigilância. Responsável em exercer a vigilância na instituição, rondando suas dependências e observando a entrada e saída de pessoas ou bens, para evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança.

Responsáveis em diferentes turnos: ITALO JULIO DA SILVA DIAS; NALDO FRANCISCO MARTINS e DIEGO LEONARDO DA COSTA ALMEIDA

Serviço de Manutenção do Imóvel - Tem por finalidade manter o imóvel em boas condições de funcionamento. Cuida do bom funcionamento dos locais utilizados.

Responsável pelo serviço: RENATO LORES MARTINS



Setor de Pastoral - Serviço responsável pela animação de toda a Comunidade Educativa na vivência e no crescimento da fé. Suas principais funções são programar, planejar e coordenar a dinâmica da evangelização junto a alunos, professores, funcionários, famílias e coordenar o Ensino Religioso: Planejar, orientar, avaliar as atividades didático-religiosa visando a formação do ser nos valores humano-cristãos, fortalecendo o Projeto Educativo Concepcionista.

Coordenadora de Pastoral: ROSALINA PILGER DE ALMDEIDA NANTES

Orientação Educacional - É o serviço que orienta o aluno no aspecto social, afetivo e comportamental, cooperando para o seu desenvolvimento integral. Faz também a ligação entre a Família e a escola, atendendo os pais, quando necessário. Oferece ao educando técnicas de estudo, dinâmicas e métodos que possam aperfeiçoar e melhorar sua aprendizagem, a partir da Pedagogia Concepcionista. Acompanha os alunos na formação de hábitos, no relacionamento grupal e na formação do caráter, dentro dos princípios ético-cristãos, através de orientações específicas durante sessões individuais e/ou coletivas. Promove entrevistas, palestras e dinâmicas adequadas a fim de despertar o educando, gradativamente, para um projeto de vida e maturação vocacional. Entrevista as famílias dos alunos, convocando-as individual ou grupalmente, para comunicar aspectos do desenvolvimento dos filhos. Colabora no processo de ensino-aprendizagem. Organiza o processo de constituição de representantes de turma e os acompanha no desenvolvimento de suas atribuições.

Orientadora educacional: MARIANA MESQUITA DA CRUZ

Auxiliar de Coordenação: O serviço de auxiliar de coordenação destina-se a promover e integrar o relacionamento respeitoso entre alunos, procurando manter a disciplina a ordem e a segurança no Colégio, auxilia o coordenador pedagógico na dinâmica própria de cada segmento escolar. Acompanha a movimentação dos alunos pelas instalações da Instituição. Mantem comunicação frequente com o Serviço de Orientação Educacional, atualizando as informações sobre os alunos e outros temas relevantes para o desenvolvimento do trabalho. Acompanha diariamente os alunos, quanto aos aspectos da disciplina, uso do uniforme escolar, formação de hábitos, relacionamento grupal, formação do caráter e de princípios ético-cristãos, conforme os valores propostos pela Pedagogia Concepcionista. Orienta os alunos no cumprimento das normas disciplinares e encaminha os casos mais graves à Orientação Educacional. Acompanha os alunos nos recreios, nas dependências da Instituição e nas atividades extraclasse de acordo com a solicitação do Coordenador Pedagógico, desde que autorizado pelo Diretora Pedagógica. Controla as entradas e saídas dos alunos na Instituição, nos respectivos horários de cada turno. Acompanha os alunos que se atrasam no horário da entrada, na realização de atividades indicadas pelos professores.

Auxiliares – Fundamental Anos Iniciais: JOYCE HECHT MURRAS

Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: RAI XAVIER DE ALCANTARA

Profissional de Educação Inclusiva: FERNANDA FONSECA DE FREITAS


ASSOCIACAO EDUCATIVA E ASSISTENCIAL MADRE CARMEN SALLES 00.093.278/0008-27