Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

Colégio

Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Pastoral Escolar

É um espaço para refletirmos e projetarmos conjuntamente nossa ação evangelizadora como escola Católica com a finalidade de assegurar a missão educativa Concepcionista. Este setor é o “jeito” de ser e agir da Escola Católica e todos os seus integrantes: educadores, educandos e familiares.
Nosso Colégio é um Colégio em Pastoral. Ou seja, como uma instância eclesial (“da Igreja”) no campo da cultura e educação, temos como missão educar e evangelizar, tendo como referência Jesus Mestre e Maria Imaculada como mãe, exemplo e padroeira. Assim sendo, empenhamo-nos em educar e evangelizar de maneira integral, ou seja, considerando as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva, física e espiritual de todos os membros da comunidade educativa. Para que tudo isto se concretize, contamos, em nosso Colégio, com o trabalho do Setor de Pastoral que tem como objetivos:

- Ajudar a fazer do Colégio um espaço de fé e vida; de experiência eclesial e vivência da fraternidade e da solidariedade.

- Apresentar Jesus Cristo como referencial de pessoa comprometida com a vida humana em especial a infância e juventude.

- Convidar a comunidade educativa para assumir e proclamar os valores do Reino de Deus e a ser agente de transformação social na perspectiva da justiça e da solidariedade, da diversidade, e do respeito.

- Explicitar de forma articulada o Projeto Político-pedagógico-pastoral do Colégio e o Carisma Fundacional das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino (que administram o Colégio), buscando, assim, o comprometimento de todos (estudantes, educadores e familiares) no que diz respeito, principalmente, a dimensão evangelizadora.

Motivar o engajamento dos membros da comunidade educativa nas comunidades de fé.

- Refletir sobre o sentido da existência a partir dos princípios evangélicos e propô-los com motivações de vida.

- Evidenciar a dimensão evangélico-libertadora da educação em todas as instâncias da comunidade escolar.

- Vivenciar e propor incansavelmente a cultura da vida e da paz propondo projetos anuais de aprofundamento na vivência de valores humano-cristãos.

Algumas das ações práticas do Setor de Pastoral que ajudam a concretizar estes objetivos, são:

- Realização do Projeto Sintonia, todos os dias no início das atividades escolares, via som de sala de aula e pátios;

- Organização e realização de momentos celebrativos ao longo do ano (Dia das Mães, Dia da Padroeira do Colégio, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Ritos de passagem, etc.).

- Assessoria aos educadores no que diz respeito à dimensão Pastoral assumida pelo Colégio.

- Acompanhamento das professoras Regentes do Infantil e Fundamental I e o Professor Titular do Ensino Fundamental II e Médio em relação as aulas de Ensino Religioso

- Realização de manhãs de Formação com os estudantes do Ensino Médio, Fundamental II e os “encontrinhos” do Infantil e Fundamental I.

- Dinamização dos meses temáticos (Mês do aniversário do Colégio, Mês de Maio, Mês Carmen Sallés Mês Vocacional, Mês da Bíblia, Mês Missionário).

- Organização de Reflexão com os Educadores.

- Promoção de Campanhas e Ações Solidárias.

- Articulação e assessoramento direto aos Grupos de Alunos que se preparam para os encontros de Carisma e Comunhão e Encontro de Alunos Concepcionistas e MAJC (Movimento de Alunos e Jovens Concepcionistas).

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Campanha da Fraternidade

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil.

O lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.

O cartaz da campanha da fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que terá início na Igreja no Brasil no próximo dia 26 de novembro, o convite é para, por meio da CF 2018, refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

Mar.
01

2018

Comunicado

Comunicamos que isso é um teste!

Projetos