Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

Colégio

Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Notícias

Sep.
15

2017

Jogo do Genoma

Durante as aulas de Biologia do Prof. Luiz, os alunos do 3º ano do E.M. puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em Genética, participando do Jogo do Genoma.

O Jogo do Genoma desenvolvido por Alexandre de Sá Freire sob orientação de Milton Ozório Moraes no Departamento de Hanseníase da Fundação Oswaldo Cruz é um jogo de tabuleiro cujo objetivo é o de resolver uma situação relacionada à Genética. A proposta central do jogo é o incentivo à participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos e dos conceitos ligados às novas tecnologias como Biologia Molecular e Biotecnologia. Os alunos podem participar do jogo em grupo ou individualmente. Os participantes devem organizar-se em torno do tabuleiro.

O jogo é dividido em quatro categorias independentes: 1) a primeira Lei de Mendel; 2) a segunda Lei de Mendel; 3) características ligadas ao cromossomo “X”; 4) assuntos relacionados às novas tecnologias como Diagnósticos moleculares e terapia gênica. O professor pode selecionar uma ou mais categorias a serem trabalhadas em sala de aula.

O professor tem autonomia para escolher a categoria desejada de acordo com o tema a ser abordado. Os participantes decidem a ordem das jogadas através dos dados. Ao iniciar a partida e andar as primeiras casas, é necessário que cada participante ou grupo de participantes escolha um objetivo, que é uma situação ou problema a ser resolvido. As dicas específicas são adquiridas ao longo da partida para que o participante, ao ordená-las, resolva a situação proposta.

O Jogo do Genoma termina quando um grupo ou participante chega ao final da trilha no tabuleiro e consegue resolver o problema sorteado. Espera-se que todos os grupos cheguem ao final, expondo e resolvendo os problemas, e compartilhem suas conclusões e questionamentos. Esta interação proporciona e estimula discussões sadias e altamente produtivas sobre os assuntos discutidos durante o jogo.