Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

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Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Notícias

May.
10

2018

O uso do Geogebra

O uso do Geogebra como ferramenta de ensino para o estudo das funções trigonométricas

A cada dia que passa, nossos alunos estão mais submersos no mundo da tecnologia. Por isso, fugir do seu uso como uma ferramenta de ensino é fugir de um campo de interesse deles.

Por mais trabalhoso e desafiador que seja, o professor precisa buscar sempre novas formas de interagir com seus alunos, a fim de potencializar os resultados no processo da aprendizagem.

Buscando me aproximar desse universo, optei pelo uso do software gráfico Geogebra para o ensino de funções trigonométricas, sendo o mesmo gratuito e de fácil acesso na internet.
Dividi a aula em dois encontros (23/04/2018 e 27/04/2018) descritos a seguir:
No primeiro encontro, com o uso do projetor, apresentei o software para os alunos. Nesse momento, trouxe algumas telas prontas nas quais começamos revendo o ciclo trigonométrico e relembrando o que é o seno e o cosseno de ângulo nesse ciclo. (Fig.1)



Figura 1: Ciclo trigonométrico
Após relembrar conceitos vistos em aulas anteriores, apresentei os gráficos das funções seno e cosseno, nos quais foi possível pontua alguns elementos importantes, como: notar que as mesmas são funções periódicas, estudar o domínio, imagem, etc.. (figura 2 e figura 3)


Figura 2: Gráfico da função seno

Figura 3: Gráfico da função cosseno


Finalizei esse primeiro encontro expositivo, apresentando o gráfico da função tangente e ressaltando alguns pontos importantes sobre o seu gráfico, assim como fora feito nas funções anteriores. (fig. 4)

Figura 4: Gráfico da função tangente

No segundo encontro, nós utilizamos o Geogebra no laboratório de informática onde os alunos puderam manipular o programa de forma mediada pelos mesmos comandos. Nessa aula, o objetivo foi trabalhar modificações das funções trigonométricas estudadas na primeira aula trabalhando suas variações, a partir, por exemplo, do estudo das funções f(x)=3senx ,g(x)=cos⁡(2x).
Dessa forma, com uso do Geogebra pude construir diversos gráficos e explorar as conclusões dos alunos, com o fito de encerrar a aula formalizando o conteúdo trabalhado mediante as observações levantadas. Com isso, consegui ter um ensino mais significativo por meio de uma aula mais dinâmica.