Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

Colégio

Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Notícias

Mar.
26

2018

Atividade de intervenção artística

A partir de uma proposta de discussão apresentada em nosso livro didático (O que é arte?), lancei à turma o desafio de desenvolverem os seus próprios questionamentos em relação ao mundo e a si mesmos, estes questionamentos foram condensados em frases/perguntas e viraram cartazes coloridos, pintados por eles. Antes, observamos e conversamos sobre a proposição artística de Paulo Bruscky, 1978, “O que é arte? Para que serve?”, na qual o artista caminha pelas ruas de São Paulo vestido com duas placas contendo estas perguntas.
A turma abraçou a proposta e a atividade tomou corpo – literalmente! Perguntados sobre a possibilidade de saírem vestidos com suas placas pela escola, muitos se animaram e performaram pelos corredores e pelas salas de aula. A presença do coordenador, Fernando Parente, foi essencial neste momento, incentivando e apoiando os alunos.
“Desistir? Nunca’: persista em seus sonhos, planos e objetivos. “You´re important. Don´t give up”: atenção aos casos, cada vez mais crescentes, de suicídio entre adolescentes e jovens. “Você tem certeza (?)”: pense antes de agir, não seja tão intransigente em suas posturas, você pode se equivocar, aliás todos nós! Estas foram as frases/ideias apresentadas nos cartazes. Foi uma experiência muito proveitosa para todos. Espero que possamos vivenciar mais momentos de trocas e aprendizados como estes.
Muito grata ao Colégio Maria Imaculada por estas oportunidades!

Atividade de intervenção artística – 1º Ao E.M / Artes Visuais
Profª: Rosana Pinto