Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Maria Imaculada - Rio de Janeiro-RJ

Colégio

Maria Imaculada

Rio de Janeiro-RJ

Notícias

Aug.
05

2020

05/08/2020

SOBRE O PROTOCOLO DO NOVO NORMAL (02/2020)
Mensagem à comunidade educativa

Rio de janeiro, 05 de agosto de 2020.

O nosso lema é o cuidado à vida.


Estimados,
Esperamos que todos estejam bem e com saúde.

Conforme a mensagem que enviamos no dia 30 de junho de 2020, iniciamos o 2º semestre de forma remota. Retomamos as nossas atividades dessa maneira, pois temos o compromisso com o cuidado e o bem-estar de todos os membros da nossa comunidade educativa. Com esse mesmo espírito, baseados nas orientações dos órgãos públicos de Saúde e Educação, estamos preparando, com amor e esperança, o PROTOCOLO DE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.

Constituímos 03 (três) comitês para realizarmos esta preparação.

I. Comitê Proteção e segurança: parte de logística e estrutura – Responsáveis: Ir. Maria Vieira de Souza (Diretora Administrativa), Ana Paula Nunes Bernardez e Roberta de Souza C. Manhães.


II. Comitê Cuidado e Bem-estar: cuidado com as pessoas – Responsáveis: Priscila Veiga de Mesquita, Mariana Mesquita da Cruz, Rosalina Pilger de Almeida Nantes, Luciana Barranco Gomes.


III. Comitê Pedagógico: adequação do calendário escolar às 800 horas e aos conteúdos essenciais de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) – Responsáveis: Ir. Marlise Regina Severino Peters, Bárbara Cristina Britto Tosini e Pedro Suares dos Santos Neto.



Estamos preparando o espaço escolar de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária (Regras de Ouro da Prefeitura do Rio contra o Corona) e o PROTOCOLO DE PREVENÇÃO À COVID-19: MEDIDAS PARA O RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES – CRECHES, ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL I, II E ENSINO MÉDIO. Para tanto, iniciamos o mês de agosto realizando o treinamento dos funcionários administrativos, por meio do Comitê de Proteção e Segurança. Além disso, aguardamos a sinalização da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o parecer favorável da FIOCRUZ. Assim, fica claro que, na possibilidade de retorno às atividades escolares presenciais, essas deverão estar repletas de cautelas e cuidados sanitários.


O Comitê Pedagógico (seguindo as orientações dos órgãos públicos de saúde e educação), atento aos aspectos pedagógicos, estuda possibilidade da continuidade das atividades não presenciais em conjunto com possíveis atividades presenciais, de forma a ampliar ou complementar a perspectiva de aprendizado e a corrigir ou mitigar as dificuldades de acesso à aprendizagem não presencial. Vamos informar, na medida que cada Comitê for estabelecendo as resoluções, os próximos passos sobre o PROTOCOLO DO NOVO NORMAL.



Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos!


Atenciosamente,
Ir. Marlise Peters
Diretora Geral e Pedagógica