Notícias
POR ASSUNTO
POR SEGMENTO
Mar.
11
A "CENA DO CRIME" - 9°ano
Foi construído, na sala de jogos, um cenário de um suposto crime, no qual havia pistas para que os(as) estudantes pudessem observar, registrar, relacionar, discutir, levantar hipóteses e buscar evidências que apoiassem (ou não) essas hipóteses. O propósito da atividade foi discutir a metodologia científica, sua natureza questionadora, seu caráter investigativo e sua busca contínua por modelos explicativos baseados em dados observáveis. 📹🔍
Foi solicitado que os(as) estudantes trouxessem seus celulares com o intuito didático de registrar evidências (fotos), que seriam fundamentais para a análise das hipóteses e testes de refutação das ideias apresentadas. Além disso, esses registros foram essenciais para a escrita do relatório forense.
🔎 Metodologia:
Cada equipe (definida pela professora) teve 2 minutos para observar a cena, registrar e fotografar livremente, sem tocar nos objetos e sem se comunicar. Em seguida, reuniram-se para compartilhar observações e levantar hipóteses respondendo às perguntas: Alguém morreu? Quem? Como? E por quê?
Após essa etapa, as equipes tiveram 1 minuto para retornar à "cena do crime" e buscar evidências que confirmassem ou refutassem suas hipóteses. 🔦💡⏱
Por fim, cada equipe apresentou sua versão dos acontecimentos. Somente então a professora revelou como a atividade foi criada, explicando o significado de cada pista nesse grande quebra-cabeça investigativo.
Confiram os registros! 📷🌟